top of page

Claudia Elisabeth Van Heesewijk
Bebê: Lucca

Tive meu bebe prematuramente de 33 semanas. Minha vontade sempre foi ter parto normal, tinha medo da cesárea. Estava com contrações desde muito cedo e graças a Deus, ao trocar de obstetra a minha GO constatou que eu estava com risco de parto prematuro. Conseguimos segurar mais 2 semanas.

No domingo, dia 24 de maio, uma hora após ter terminado todas as "pendências", no caso, a minha mala da maternidade, comecei a sentir muitas dores nas costas. Achei por bem ir para a maternidade, onde já encontraria Tiffany Buchmann (minha doula) que estava na maternidade em outro parto. A plantonista fez exame de toque e já estava com 3 cm de dilatação e contrações ritmadas a cada 4 minutos, ou seja, estava em trabalho de parto. Encontramos a Ty e ela já conversou com a minha GO, que deu a notícia que teríamos que segurar o nascimento do Lucca com medicamentos, pois o nascimento seria prematuro, meu bebê precisava de vaga na UTI e todas as vagas da cidade de Curitiba estavam lotadas!

Então fui medicada 36 horas para que meu bebe não nascesse. Posso dizer que foram as mais difíceis da minha vida, as contrações eram terríveis e doíam muito, fora o medo de não achar uma vaga na UTI neo natal.

Lembro nesse momento dos cuidados do meu marido, familiares e da Ty que ensinou técnicas para aliviar a dor. Lembro até dela falar, “estranho, nunca trabalhei para segurar bebê e sim para ajudar a nascer”. Até sua bolsa de água quente, panela e rabo quente ficaram comigo para ajudar a superar as dores, pois não podia levantar e nem me mexer na cama. Lembro de conversarmos também por telefone e me acalmava com as palavras da Ty que já havia passado por essa situação de filha na UTI.

Assim que liberou uma vaga foi suspensa a medicação, na terça às 7h da manhã, começamos a trabalhar para o nascimento do Lucca. Apesar de muito cansada já, foi maravilhoso poder me mexer, caminhar, pular na bola, massagens e tomar longos banhos. Tudo num clima mágico, com música, velas, cheiro gostoso no ar, eu, meu marido, Ty e a GO que foi pega algumas vezes dormindo no sofá.

Foram momentos lindos e de total entrega, lembro de um determinado momento onde as dores já estavam insuportáveis, olhei para a GO e ela logo falou, “não olhei para mim com essa carinha que eu dou o que você quer, pergunta para Ty” e ai desisti da ideia pois lembrei do curso com a Ty, que quando chegasse nessa hora logo teria meu bebê em meus braços. Foi nessa hora que algo sobrenatural aconteceu, meu marido se levantou e fez uma oração onde sua voz não era mais a mesma e ele me chamava de filha. O quarto naquele momento se iluminou de anjos e minhas forças foram renovadas. Ty, meu marido e eu pudemos sentir que Deus estava no comando. Logo em seguida consegui que o parto fosse natural, sem analgesia e de cócoras, nasceu as 15h37min do dia 26 de maio.

Nem eu acreditava que apesar de todas as intercorrências isso seria possível. Deus sabe todas as coisas.

Minha recuperação foi espetacular, era como se nada tivesse acontecido comigo, no mesmo dia estava andando e sem qualquer dor. Isso foi essencial para enfrentar a batalha da UTI neo natal, na qual o Lucca ficou por 14 dias.

Posso dizer que o parto foi a parte mais fácil de todo esse processo. Mas graças a Deus, hoje o meu bebê está muito bem.

Só tenho a agradecer a Ty, minha GO e ao meu marido por não me deixarem desistir, eles foram essenciais para tudo ter sido tão perfeito.

O Lucca queria tanto nascer que o expulsivo não deve ter durado 10 minutos, 3 forças e ele nasceu "cuspido", 

A Ty teve que correr no corredor do centro cirúrgico para chamar a GO pois estava nascendo ela não teve tempo nem de abrir os materiais de parto, e com a ajuda da Ty colocou a luva na mão direita e a outra ficou só com as pontas dos dedos na luva.

Meninas que estão grávidas, se possível, tentem o parto normal, será o melhor para vocês e para o bebê. Foi essencial na recuperação do meu filho.

Não poderia deixar de agradecer a Ty pelo trabalho maravilhoso que fez no nascimento do Lucca. Mesmo prematuro, ela nos encorajou a não desistirmos do parto normal, mais do que isso, sem recorrermos a anestesia, nunca pensei que eu conseguiria. Ty, você é maravilhosa, continue usando seu dom para ajudar as mulheres a parir de forma humanizada, seu trabalho é lindo e muito especial.

Para as mamães que ainda vão parir, aprendi que nossos planos nem sempre saem como planejamos, mas se estivermos abertas a aceitar o que Deus tem como propósito nas nossas vidas, sem questionamentos, os planos dele serão muito maiores do que sequer poderíamos imaginar.

A Ty teve que correr no corredor do centro cirúrgico para chamar a GO pois estava nascendo ela não teve tempo nem de abrir os materiais de parto, e com a ajuda da Ty colocou a luva na mão direita e a outra ficou só com as pontas dos dedos na luva".
Claudia Elisabeth Van Heesewijk
Curso de Parto Normal Online
  • YouTube Manual do Parto
  • Instagram Manual do Parto
  • TikTok Manual do Parto
  • Facebook Manual do Parto
  • Telegram Manual do Parto
Curso de Parto Normal Online
bottom of page